Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

domingo, 2 de agosto de 2009

Virtualizando o Windows Xp no Virtualbox

Virtualizado o Windows XP no Linux Ubuntu.

No meu exemplo vou usar o VirtualBox da Sun para instalar o Xp dentro de uma máquina com Linux, mas quem quer virtualizar o Linux no Windows pode seguir as instruções sem problemas, porque o Virtualbox tem versões para as duas plataformas.

Para Instalar o Virtualbox no Ubuntu ou Linux baseado em Debian é só abrir um terminal e digitar:

apt-get install virtualbox-ose

Aperte ENTER e deixe que o sistema baixe o software e instale-o.

Depois de instalado execute o software em Aplicativos> Acessórios


Imagem 1

Clique em “Novo” para começarmos a configurar a nossa máquina virtual.

Imagem2

Na imagem acima(imagem 2) clique em “Próximo

Imagem 3

Na imagem acima (imagem 3) vamos escolher a quantidade de memória nosso PC virtual vai ter. Temos que escolher uma quantidade de memória que não atrapalhe o bom funcionamento do computador físico, pois estamos retirando emprestado uma quantidade de memória dele para nossa máquina virtual. Eu escolhi para essa máquina 512mb de ram, que é mais que suficiente para o Windows XP, sobrando 2,5Gb para a máquina física. Depois clique em “Próximo”.

Imagem 4

Na imagem 4 temos que configurar nosso HD, onde ficarão o sistema operacional e nossos futuros arquivos. Clique em “Novo” e vamos para a próxima imagem.

Imagem 5

Na imagem 5 clique em “Próximo”.

Imagem 6

Na imagem 6 acima, você pode escolher um HD dinâmico que se expande de acordo com a quantidade de dados armazenado, ou um HD de tamanho fixo determinado por você. Eu escolhi a primeira opção. Depois clique em “Próximo”.

Imagem 7

Em localização você pode escolher um local especifico onde ficará o HD virtual e escolher seu nome. Em Tamanho escolhi a quantidade de 5GB para a instalação do Win Xp. Lembre-se que esse HD é expansível e irá aumentar sozinho de acordo com os dados armazenados posteriormente pelo usuário. Depois clique em “Próximo”.

Imagem 8

Na imagem 8 acima clique em “Próximo”.

Imagem 9

Na imagem 9 o PC virtual terá um HD 5Gb (dinámico) e 512MB ram. Clique em “Finalizar”.

Imagem 10

Na imagem 10 temos o resultado final, mas podemos utilizar hardwares físicos para deixar nossa máquina virtual autentica. Clique na opção em azul chamada “CD/DVD-ROM” e vamos configurar nosso PC virtual a usar nosso drive de disco físico.

Imagem 11

Na imagem 11 acima marque a opção “Montar Drive de CD/DVD” e escolha o dispositivo que corresponde ao seu leitor e CD/DVD. Clique em “OK” para finalizar.

Imagem 12

Vá agora na opção audio em azul na imagem 10 e vamos configuar o som, pois vamos usar a placa se som de nossa máquina física. Marque a opção “Habilitar Audio”, escolha o drive de audio ALSA e depois a Controladora de áudio, que é a sua placa de som. Clique em “Ok” para finalizar.

Você pode configurar disquete, mas isso já foi para outro mundo faz tempo, nem é preciso. Mas, fica a seu gosto.

Sua máquina está pronta, agora você pode seguir os passos para a instalação de um sistema operacional como se fosse em um PC real. Veja as imagens abaixo da minha instalação do Windows XP.

O meu XP roda suave e ainda posso usar a opção tela cheia, onde você esquece que está em um pc virtual. Quanto melhor for sua máquina, mais leve e rápido será seu “novo” PC.

O VirtualBox é um software gratuito e pode ser baixar na net em sites de download.

4 comentários:

  1. Mais facil que esse tutorial so voltando pro programa do governo federal de alfabetização de adultos, o famoso MOBRAL!

    ResponderExcluir
  2. Veleu pela postagem, espero que tenha ajudado em sua máquina virtual.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Sr. Renato, achei muito bom seu comentario, vou pedir uma pequena ajuda, eu instalei o visialbox no xp, e estou rodando o w98 no vsbox, é possivel aumentar a tela do vsbox para que o w98 fica melhor para trabalhar, ficaraia agradecido com sua ajuda
    Juvenal.
    juvenalnandes@yahoo.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. aonde acho a imagen do windows xp ?

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)