Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Instalando drivers Windows de placas Wifi no Linux Ubuntu 9.04

Sofrer e sofrer e depois descobrir que é mamata, pior de tudo, você morre de raiva e depois fica se vangloriando que conseguiu. Não sou um expert em Linux, mas hoje dou meus pulos e fico muito feliz com tudo que acontece.

Tenho uma placa de rede sem fio, que por sinal, é uma excelente placa de rede. Mas o pior acontece quando você instala na sua máquina e funciona, até o dia em que você resolve fazer umas experiências com o Kismet na rede sem fio de um desavisado. ;-) Fazer experiências pode custar a perda de alguma coisa e foi isso que aconteceu com minha placa Wifi. Ela parou de funcionar.

Tentei de tudo para fazê-la voltar, desinstalei os drivers madwifi, voltei a reinstalá-los, desinstalei novamente, mexi em configurações, baixei o driver do site do fabricante e nada de nada. Não funcionava nem com macumba. Então...

Ndiswrapper

Foi pesquisando nos forums da vida que ouvi falar de um tal de Ndiswrapper. O nome é horrivel e nem tem muito sentido, mas esse menino salva a vida quando é solicitado. O Ndiswrapper consegue adaptar os driver de placa de redes sem fio originais do Windows para Linux e funciona perfeitamente. :-)

Observação: Fiz todo o processo abaixo depois de remover o pacote madwifi-tools usando direitos de root no terminal com o comando: apt-get remove --purge madwifi-tools. Mas você não gosta de escrever? Então vá em Sistemas> Administração> Genciador de pacotes Synaptic, no campo Busca Rápida procure o pacote e marque a remoção completa e aplique. Uuufaaa!!! Windownsman pena para fazer coisas simples.

Instalando o ndisgtk (Ndiswrapper)

Para instalar o Ndiswrapper via apt é só digitar o comando em um terminal como root (ou com direitos):

apt-get install ndiswrapper-utils

Mas depois instale a parte gráfica do software com o camando:

apt-get install ndisgtk

Você tem preguiça de instalar separadamente? Então digite o comando:

apt-get install ndiswrapper-utils ndisgtk

Ou se preferir no modo gráfico (Windows Stile) é só ir em Sistemas> Administração> Genciador de pacotes Synaptic, vá até o campo Busca Rápida e digite:

ndiswrapper-utils (marque para a instalação) e ndisgtk (marque para a instalação)

Depois que achou os pacotes, e marcou a instalação, pode aplicar.

Usando o Ndiswrapper

Caminho para Ndiswrapper

Execute o software e clique em Instalar novo driver
Depois vá na opção Localização e escolha o arquivo .inf do driver da placa

Veja abaixo o diretório onde está o arquivo .inf da minha placa
No meu caso o arquivo NetA3AB.inf é o drive que salvou minha placa Wifi da morte. Este driver que escolhi é do Windows XP, porque não consegui instalar o driver do Vista.

Espero ter conseguido ajudar alguém.





Um comentário:

  1. mais facil q isso soh perdendo na megasena...
    kkkk
    abracao e vlws

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)