Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fedora 11 - Instalando o repositório RPMfusion


Antigamente para instalar um software em Linux era trabalho para Jedi ou você deveria ter alguma forte tendência para o lado negro da força. Hoje isso em muitas distribuições é coisa do passado, basta apenas um apt-get ou yum para acabar com o sofrimento.

Nem sempre o gerenciador de pacotes pode suprir um software especifico, porque ainda existe aquele que vai precisar do Jedi com conhecimento para instalar na unha, como nos tempos de Linux em puro modo texto. Um exemplo clássico é a instalação do driver da Nvidia em modo texto em muitas distros Linux.

No Fedora também possui um ótimo gerenciador de pacotes chamado yum, que instala e remove pacotes RPM do sistema. Os pacotes ficam em servidores que possuem um endereço, que podem ser adicionados nos gerenciadores de pacotes para que eles busquem o software que estiver disponível. Sem contar as constantes atualizações de sistema e softwares que podem ser baixadas e atualizadas automaticamente sem muito conhecimento do usuário.

Com essa solução, que ganha mais espaço nas distribuições, os gerenciadores de pacotes são parte do sistema, agilizando tarefas e aproximando novos usuários do Linux.

Como já sabemos, mesmo com um gerenciador de pacotes, às vezes não achamos tudo que precisamos, fazendo com que procuremos as soluções alternativas. No Fedora há uma alternativa de repositório que não deixa nada a desejar aos repositórios Debian (no meu caso), ele se chama RPMfusion. Esse repositório é a fusão dos repositórios Livna, Dribble e Freshrpms .

Instalando o repositório RPMfusion

Abra o Konsole e peça direitos de root (su -) e coloque a senha do root. Agora você é Jedi. :)

Digite os comandos abaixo como segue:

rpm -ivh http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm

Depois...

rpm -ivh http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm


O primeiro possui softwares free e o Segundo nonfree.

Agora você tem acesso a plugins para áudio, vídeo e uma porção de programas para suas necessidades. Linux é coisa de Jedi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)