Essa semana durante uma atualização do Ubuntu 10.04 fiquei perturbado com a velocidade de minha conexão com a internet. O problema é que a taxa de transferência estava normal, o grande problema era na hora de iniciar uma página no navegar e a conexão com o Windows Live Messenger via aMSN. Praticamente uma eternidade.
Fiz os teste de velocidade de banda e estava OK, loguei com meu Windows 7 e a velocidade estava OK. Somente no Ubuntu eu estava apanhando da conexão, mas não fiquei parado esperando as coisas resolverem sozinhas, fui atrás da solução e matei o problema. :)
OPEN DNS - Salve Salve!!!
O DNS (Domain name System) distribui os nomes dos host nos Servers, por algum motivo que desconheço, o modem da Virtua e o Ubuntu 10.04 não conseguem ter um...relacionamento intimo na hora de resolver isso. Então eu descobri o OpenDNS que é...open...aberto...não governamental...gratis e usado por milhões de pessoas no mundo. Eles possuem seus pacotes pagos, afinal...ninguém tem árvore de dinheiro no quintal. Eles possuem os seguintes IP's:
Servidor primário: 208.67.222.222
Servidor secundário: 208.67.220.220
Basta agora nós colocarmos esses IP's nas configurações do nosso Ubuntu 10.04 ou outro qualquer. Vejam o meu caso na imagem abaixo:
Depois que coloquei as configurações acima meu problema com lentidão no carregamento das páginas e entrada no Windows Live Messenger pelo aMSN terminaram. Os downloads continuam na faixa de 900kbps até 950kbps como sempre foi.
Você pode também adicionar os servers DNS do Google como descrito abaixo:
Você pode também adicionar os servers DNS do Google como descrito abaixo:
Servidor primário: 8.8.8.8
Servidor secundário: 8.8.4.4
Dica 2 - Matando suporte a IP6
Para desativar o suporte a IP6 no Ubuntu 10.04, basta rodar o comando abaixo como root:
echo 1 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6
O comando acima adiciona o número 1(true) no lugar de 0 (false) no arquivo disable_ipv6. Então nosso Ubuntu deixa de dar suporte ao IP6 para todas as conexões.
Precisamos também matar na placa de rede essa configuração. Então faça o Comando abaixo:
ip a | grep inet6
Vai sair assim no terminal (no meu caso as informações são essas):
inet6 ::1/128 scope host
inet6 fe80::21f:d0ff:fee2:12b2/64
Obs: Lembrando que eu já sei que minha internet está conectada na eth0.
Agora temos as informações para matar o IP6 da interface de rede. Então digite o comando abaixo no terminal como root e termine o assunto:
ifconfig eth0 inet6 del fe80::21f:d0ff:fee2:12b2/64
Lembre-se que tudo deve ser feito com os seus dados da placa de rede, os dados acima são meus. Caso queira testar se na eth0 o inet6 ainda está ativo, basta digitar o comando ifconfig e ver se ainda está lá o inet6.
Depois que fiz as duas mudanças acima minha internet voltou a normalidade sem a demora na conexão e carregamento dos sites. Pode ser que só a configuração com o OpenDNS resolva o assunto, mas fiz os dois e estou sem problemas e satisfeito. Se alguém achar uma solução melhor, pode comentar sem grilo, porque a comunidade Linux é nossa salvação. :) Abraço e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seus comentários :-)