Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

domingo, 21 de dezembro de 2008

Testei o GNU/Linux Ubuntu 8.10 e está aprovado.

Um sistema operacional Luxuoso, estável , seguro e poderoso.

Instalei o Ubuntu 8.10 em minha máquina em dual boot com o Windows. Já fazia tempo que tinha pedido meu cd pelo site oficial da distribuição, mas a demora me obrigou a usar o Kubuntu 8.4. Não que o Kubunto seja um sistema ruim, pelo contrário, é um ótimo sistema operacional. O problema todo é que o KDE não me agrada em alguns pontos. O ambiente Gnome do Ubuntu consegue ser mais versátil e até mais limpo que o KDE. Bem, o importante é que o bicho chegou em minha casa com todo o conforto, não precisando pagar nem um centavo para té-lo em minhas mãos.


A primeira coisa que notamos na instalação é a facilidade, já que instalar um GNU/Linux Debian para alguns usuários requer um pouco mais de conhecimento sobre partições do Linux. O legal que o Ubuntu reconheceu minha conexão com a internet automaticamente. Nem precisei informar nada. Isso é mais complicado quando se usa conexões autenticadas como Velox e Speed. No meu caso o Net Virtua é uma conexão DHCP e isso é uma mão na roda nessas horas.

Agora o usuário pode escolher a iniciação do sistema automaticamente já na instalação. Eu prefiro deixar com meu login e senha na inicialização para evitar pessoas xeretas em minha máquina. Se quiserem usem o Windows para bisbilhotar. :-)

Instalei e tive uma surpresa, pois o Ubuntu tinha o driver da minha Geforce nos repositórios. Isso quer dizer que não precisei instalar aquele maldito na unha como antes. Depois baixei e instalei o Compiz fusion para ter minha área de trabalho com os belos efeitos 3D. Os efeitos são muito bonitos e não ficam devendo em nada para o Windows Vista. Com todos os efeitos ativados minha máquina não tinha consumido nem 1GB de ram. O Vista já teria consumido isso e abocanhando o resto igual um gorila. Resumindo, eu baixei um monte de softwares e botei o menino para rodar com tudo. Vejam como ficou louco meu Ubuntu na imagem abaixo.
Instalei:

Nero Linux 3.5.2.0 -  Gravador de CD/DVD
RealPlayer 11 -  Player de vídeo e áudio
Amarok -  Player de áudio
Navegado Ópera 9 -  Navegar na net sem Ópera pra mim não dá
Compiz Fusion -  responsável pelos belos efeitos 3D do Linux
Wine  - aplicativo que instala programas Windows no Linux
Zsnes -  emulador de Super Nintendo
Visual Boy Advanced -  Emulador de Game Boy Advanced
K3B - gravador de CD/DVD do Linux
Sun Java 6 plugin - Sem esse menino não acesso o banco pelo PC
Cairo-Dock -  Gerencidor de temas para Linux
Remastersys -  Cria um livecd com todos os softwares que você já instalou

Já vem instalado:

OpenOffice - Suite de aplicativos para escritório. Estilo Word, Excell e Power Point
Pidgin - Mensageiro que suporta MSN, Yahoo Messenger e outros
Mozila Firefox - Navegador de internet
Gimp - Editor de imagens no estilo Photoshop
Brasero - Gravador de CD/DVD
Rhythmbox - Reprodutor de Músicas
F-spot - Gerenciador de fotos
Bittorrent Transmission - Baixar arquivos via torrent
Evolution - Correio eletrônico


O necessário para qualquer usuário sobreviver em um computador. Mas com o tempo vou encher meu Ubunto com mais programas que venham a ser necessários. 

O console do Ubuntu mostrando efeito de transparência.
Emulando o GameBoy Advanced. Jogar um joguinho na folga não mata ninguém.
Gravador de CD/DVD K3B. Um software que todo micreiro tem que ter em sua máquina.
Deixei a máquina com pastas e ícones personalizados. Ficou um carnaval, mas valeu pela tentativa. Eu nem preciso me preocupar com anti-vírus e pragas, já que bem configurado o menino é matador, não deixando nada atrapalhar. Daria para escrever horas aqui sobre ele, mas tenho que voltar a personalizar minha máquina. Quem quiser fazer seu pedido e receber o Ubuntu 8.10 direto em casa, veja o link abaixo. 
Clique em "Request a CD of Ubuntu Desktop Edition", escreva seu dados e depois um abraço. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários :-)