Total de visualizações de página

Eu sou:

Minha foto
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fedora 11 - Migrando para um novo mundo


Quando se usa uma distribuição baseada em Debian as coisas parecem simples e sem mistérios, mas às vezes temos que migrar para conhecer novas idéias. Foi assim que resolvi instalar mais um sistema operacional em meu computador.

Resolvi optar pela distribuição Fedora 11, que é baseada em Red Hat. O Fedora tem suporte competente da comunidade, várias instituições de ensino usam a distro para promover o software livre e ensinar em salas de aula. Isso ajuda muito na popularidade do Fedora, criando fãs e curiosos que precisam comer mais e mais informações sobre o mundo Linux.

Fui até o site da distribuição ( http://www.projetofedora.org ) e baixei a ISO e queimei em um DVD e mandei bala no PC. A instalação requer um pouco de atenção, porque o idioma é o inglês, mas pode ser resolvido se você baixar o pacote de idiomas e reiniciar o Live-CD. Nada de complicação se você já tem intimidade em fuçar em seu PC.

Há dois ambientes gráficos para escolher, o Gnome e KDE. Escolhi o ambiente gráfico KDE para variar, porque no Ubuntu uso o Gnome já tem muito tempo. Não vou negar que nunca fui com a cara do KDE, mas a versão 4 está mais atraente e não me deixou perdido como achei que ficaria. Percebi que o KDE é bem mais fominha de recursos que o Gnome, consumindo no final da instalação e atualização 1GB RAM mole mole.
Claro, que tem muito haver com a arquitetura que a distribuição foi projetada, porque o Ubuntu é projetado para computadores a partir de i386, enquanto o Fedora é para i586.

Resolvi deixá-lo com tudo que instalei no ubuntu e ver as semelhanças e diferenças. Fiquei logo xingando tudo por conta da falta de suporte ao formato mp3 e outros formatos proprietários. Já viu amante de música ficar sem o volume no talo? :) Mas tudo tem uma solução e fiquei muito à-vontade com a distribuição.

Fedora é uma grande distribuição Linux e suas possibilidades estarão sendo postadas aqui no meu espaço. Espero conhecer muito sobre ela e levar a vocês um pouco que aprendo todos os dias.





Um comentário:

  1. Sem duvida uma distribuição boa para estudos técnicos e administrativos em rede! Valeu caburu!

    ResponderExcluir

Faça seus comentários :-)